Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — Rio


A Petrobras afirmou que pode encontrar riscos associados a projetos de transição energética, com possibilidade de impactar na taxa de retorno do portfólio da companhia.

A manifestação da Petrobras está registrada num formulário chamado de 20-F depositado na quinta-feira (11) na SEC, órgão do governo dos Estados Unidos responsável pela regulação do mercado de ações equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.

Segundo a Petrobras, “podemos decidir investir em novos projetos de transição energética que estão além do nosso escopo atual de experiência e expertise”.

A companhia tem planos de investimento em eólicas marinhas (offshore), captura e armazenamento de carbono (CCUS, na sigla em inglês) e produção de hidrogênio verde (que utiliza energias renováveis no processo de produção do insumo).

Além disso, a companhia estuda desenvolver ou adquirir projetos de eólicas terrestres (onshore) e usinas solares fotovoltaicas.

Em paralelo, a companhia já desenvolve, ainda em pequena escala, diesel verde (coprocessado nas refinarias, em conjunto com o diesel tradicional).

Plataformas

A Petrobras vê espaço para possíveis aumentos de custos com o descomissionamento de sistemas de produção, como desmontagem de plataformas de petróleo, atividade que se tornou mais relevante para a companhia à medida que os contratos de concessão expiram ou ativos chegam ao fim da vida econômica.

Segundo a companhia, apesar da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelecer regras para o descomissionamento, a empresa reconhece que pode enfrentar “algumas dificuldades” na definição do escopo de tais projetos e no atendimento às exigências regulatórias.

Para a Petrobras, embora os planos de desmantelamento tenham sido desenvolvidos conforme a legislação, é possível que tais planejamentos enfrentem escrutínio ou não cumpram exigências ou expectativas relativas a praticas sociais, ambientais e de governança.

“O encerramento das operações e o descomissionamento podem impactar negativamente o meio ambiente e as comunidades de entorno devido ao processo de desmantelamento de estruturas e plantas industriais”, disse a Petrobras n 20-F.

Prossegue a estatal: “Como resultado, a demanda de recursos para os projetos pode aumentar, assim como os custos, sejam eles operacionais ou referentes ao custeio total dos projetos. Além disso, a nossa imagem e reputação poderão ser afetadas negativamente.”

A empresa deve descomissionar 23 plataformas nos próximos cinco anos, com previsão de investimentos de US$ 11 bilhões nesta atividade no período. Outras 40 unidades devem ser desmanteladas para além de 2028.

 — Foto: Divulgação/Petrobras
— Foto: Divulgação/Petrobras
Mais recente Próxima Ecorodovias está perto de acordo para repactuação de concessão Eco101, dizem fontes
Tudo sobre uma empresa
Acesse tudo o que precisa saber sobre empresas da B3 em um único lugar! Dados financeiros, indicadores, notícias exclusivas e gráficos precisos - tudo para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento
Conheça o Empresas 360

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Empresas estão mensurando o impacto na cadeia — como a falta de couro pois os curtumes foram alagados e o fornecimento de madeira—, enquanto reorganizam a operação para fazer doações às famílias prejudicadas

Autoridade encerrará no final desta sexta-feira (10) as ações de resgate no Estado, que passarão a ocorrer pontualmente, conforme pedidos que chegarem

PF redireciona efetivo para atividades de policiamento ostensivo no RS a partir de sábado

As companhias dividem a capitalização meio a meio, proporcional às suas participações na empresa

Magazine Luiza e Itaú vão aportar R$ 1 bilhão na LuizaCred

Órgãos estão monitorando situação no Rio de do Sul para tomar uma decisão

Caixa, Tesouro e Anatel avaliam remarcar provas

Já foram registradas ao menos 100 mortes desde o inícios dos temporais no estado

Chuva no RS entra para maiores desastres naturais do Brasil no século 21; veja lista

Decisão do presidente dos Estados Unidos de atingir os “três novos” produtos verdes da China poderá ocorrer já na próxima semana

Análise: Plano de Biden para atingir a China com mais tarifas é principalmente simbólico

Pelo cronograma do edital, a entrega de propostas estava marcada para acontecer na quinta-feira (9), dia em que o TCE suspendeu a licitação

Sanepar busca reverter liminar que suspendeu leilão de 3 PPPs e não pretende adiar licitação, diz presidente

Eles também serão atendidos prioritariamente e dispensados em postos de fiscalização

Portaria libera pedágio em rodovias federais para veículos com apoio ao RS

Foram 32.411 novos negócios; na comparação com abril do ano passado, o aumento foi de 44,7%

Estado de São Paulo bate recorde na abertura de empresas em abril

Inflação oficial de abril com abertura benigna e resultados corporativos influenciam positivamente o índice

Ibovespa abre em alta com IPCA e balanços no foco